sábado, 20 de outubro de 2012

COMO MONTAR UMA HORTA

01/04/2004 - COMO MONTAR MINHA HORTA
Produzir hortaliças em casa é fácil, simples e super prazeroso.

Muitos que estão por ai no mercado se espelharam em nossa experiência que desde 1.986 fazemos questão de divulgá-las.

Aqui você aprende como montar uma horta em sua casa, basta seguir alguns conceitos básicos.

Além de tornar a alimentação da família mais saudável, uma horta proporciona horas agradáveis de contato com a natureza.

Entretanto, quando não se tem prática, é bom começar com canteiros de mais ou menos 1,10 x 1,10 m.

Mesmo sendo pequenos, eles são suficientes para cultivar muitas hortaliças, além de serem simples de trabalhar devido a facilidade de alcançar cada uma das plantas.

 Veja a seguir um pequeno guia de como fazer sua horta de maneira rápida e eficiente.

1. ESCOLHA BEM O LOCAL

O cantinho para a sua horta deve ser plano, não pode correr o risco de inundação e deve ficar próximo de um ponto de água para facilitar as regras.

 Cuide bem para que a horta não fique perto de construções que façam sombras nos canteiros, pois as hortaliças precisam no mínimo, cinco horas de luz do sol por dia.

Outro cuidado é escolher um lugar não muito afastado da casa para facilitar os tratos diários.

2. DICAS NA MONTAGEM

Para melhorar a circulação entre os canteiros e os manuseios das ferramentas – como enxadas e carrinhos de mão – faça corredores de pelo menos 50 cm de largura.

Não é recomendado cimentá-los, pois os materiais usados na alvenaria (cimento, argamassa e cal) podem desequilibrar o solo.

Nesses caminhos, o ideal é aproveitar o mato que cresce de forma espontânea. Ele é ótimo para evitar que o chão fique barrento em dias chuvosos e pode ser facilmente controlado pelo pisoteio do dia-a-dia.

Tenha um espaço para guardar as ferramentas, as sementeiras e a composteira para fazer adubo orgânico.

Pisos de pedrisco são os mais indicados para esses locais.

Se sua região for suscetível a ventos fortes, providencie uma cerca viva como quebra-vento.

Ela pode ser de murta, hibisco ou bambuzinho-de-jardim, mas só deve ser usada em situações extremas, porque sua sombra pode prejudicar a horta.

Nesses casos, a cerca viva deve ficar a uma distância dos canteiros de, pelo menos, uma vez e meia o seu tamanho.

3. PREPARAÇÃO DO SOLO

As hortaliças precisam de solo com matéria orgânica e boa drenagem. Para preparar o substrato, primeiro arranque todo mato do canteiro, tendo cuidado de retirar as raízes junto. Depois espalhe o calcário dolomítico sobre a terra. Assim, você consegue um substrato equilibrado – nem muito ácido nem muito alcalino. Use 200 g do produto por m².

Se não chover durante 20 dias necessários para a reação do calcário, molhe a terra já no décimo dia depois da aplicação.

 A água vai ajudar na fixação do calcário.
Geralmente o solo brasileiro é deficiente em fósforo.


Por isso, é bom enriquecer seu substrato com termofosfato, um produto natural composto por rocha moída, rico em fósforo e facilmente encontrado em lojas de jardinagem.

Use 200 g para cada m².

Um solo produtor de hortaliças precisa de muita matéria orgânica.

A receita básica é a seguinte:

 4 kg de esterco curtido de gado – ou

 2 kg de esterco curtido de galinha – e

 1 kg de húmus de minhoca para cada m².

Misture os dois adubos, aplique sobre a terra, revolva para misturar e plante logo em seguida. Depois regue generosamente.

4. DICAS PARA O PLANTIO

Prefira adquirir sementes ideais para a estação do ano em que você vai plantar.

Fique atento a algumas sementes, como as das folhagens (alface, escarola entre outras), do alho-poró, da cebolinha e do coentro, que precisam ser cultivadas primeiro em sementeira para só depois irem para o canteiro.

As demais hortaliças sugeridas nesta reportagem podem ser semeadas direto no canteiro.

O melhor horário para fazer transplantes de mudas ou semear é o fim do dia, quando o sol está mais fraco.

Uma boa pedida de início é plantar rabanete. Ele tem um ciclo curto entre o plantio e a colheita (de 20 a 25 dias) e costuma deixar os iniciantes animados para continuar.


Dentro de 30 dias, sua horta já começará a produzir e depois da terceira colheita é bom mudar as culturas de cada canteiro, para não deixar a terra pobre.


Cultivar até oito hortaliças e temperos diferentes num mesmo canteiro é possível com a prática da associação ou consórcio de culturas.

 Ela aproveita as diferenças de comportamento das hortaliças em relação ao solo para fazê-las conviver em harmonia no mesmo espaço.

Ocorre entre as culturas o que os produtores chamam de efeito sinérgico, no qual uma planta ajuda a outra no crescimento, acentuando o sabor e repelindo pragas.

O plantio de alface, escarola e cenoura, por exemplo, dá certo porque as folhas e a raiz absorvem os nutrientes de faixas diferentes do solo.

 Dessa parceria natural vão nascer hortaliças muito mais saudáveis para a sua alimentação.

Cuidados com a manutenção da horta

1. Regue a horta diariamente: duas vezes em dias quentes e uma nos dias frios. Não é necessário irrigar nos períodos de chuva.


2. “Alimente” a composteira de matéria orgânica todos os dias, molhando com um pouco de água. Revire o material uma vez por semana.


3. Capine o mato alto dos canteiros sempre que necessário.


4. Adube os canteiros com composto orgânico a cada novo plantio.


5. Transplante as mudas de sementeira para o canteiro duas vezes por semana ou sempre que as mudinhas ficarem prontas, ou seja, com duas ou três folhas.


6. Verifique a presença de pragas e doenças diariamente e faça o controle quando necessário.

Consultoria: Eng° Agr. Jefferson Steinberg - Sítio Terra e Saúde, tel (11) 3871-5558, site www.sitioterraesaude.com.br [...]

BIBLIOGRAFIA:
http://www.sitioterraesaude.com.br/namidia_visualiza.php?contcod=249&cd_autor=9&contsubtitulo=






A herborista Silvia Jeha, do Viveiro Sabor da Fazenda, conta que cada espécie tem crescimento e necessidades diferentes. “A alface, por exemplo, precisa de 20 cm de distância entre cada muda”. O sol também é um fator importante. A horta deve receber luz durante a manhã e à tarde, totalizando pelo menos quatro horas diárias
Edu Castello e Renato Corradi / Casa e Jardim

Podemos plantar em casa em vasos também.
Nesta horta, a herborista Silvia Jeha, do Viveiro Sabor da Fazenda, indica que cada espécie tem crescimento e necessidades diferentes. “A alface, por exemplo, precisa de 20 cm de distância entre cada muda”. O sol também é um fator importante. A horta deve receber luz durante a manhã e à tarde, totalizando pelo menos quatro horas diáriasNesta horta, a herborista Silvia Jeha, do Viveiro Sabor da Fazenda, indica que cada espécie tem crescimento e necessidades diferentes. “A alface, por exemplo, precisa de 20 cm de distância entre cada muda”. O sol também é um fator importante. A horta deve receber luz durante a manhã e à tarde, totalizando pelo menos quatro horas diáriasNesta horta, a herborista Silvia Jeha, do Viveiro Sabor da Fazenda, indica que cada espécie tem crescimento e necessidades diferentes. “A alface, por exemplo, precisa de 20 cm de distância entre cada muda”. O sol também é um fator importante. A horta deve receber luz durante a manhã e à tarde, totalizando pelo menos quatro horas diárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário